Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sexta-feira, 01.12.17

O Brasão dos Távora

A Igreja de São Lourenço, mais conhecida por Igreja dos Grilos, foi pertença dos jesuítas  na segunda metade do século XVI. A primeira pedra foi lançada em 1573, mas apenas  em 1614, com o financiamento do Bailio de Leça, Comendador Frei Luís Álvaro de Távora, se ultimou a obra e colégio anexo, onde funciona hoje o Museu de Arte Sacra do Seminário Maior. Frei Luís foi sepultado nessa Igreja, num túmulo de mármore suportado por elefantes, mas  o seu nome foi apagado em nome da maldição que caiu sobre a família Távora, era  proibido  proferir ou escrever o apelido, seus brasões destruídos e armas picadas; apenas um brasão no frontispício da Igreja de São Lourenço, por se encontrar em local tão elevado, sobreviveu.
Tudo isto será debatido com um descendente da família Távora e um especialista em heráldica em mais um debate que enriquecerá os nossos conhecimentos sobre a nossa cidade.

#DR_Brasao_Tavoras_Igreja_dos_Grilos.jpg

 

igreja.png

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 18:36


3 comentários

De Anónimo a 18.11.2019 às 04:06

Descendente de uma Távora, ficaria contente em conversar com outro descendente da família Távora.

italoifh@icloud.com

De palavrasesentidos a 18.11.2019 às 07:12

Não sou descendente da família Távora, apenas achei interessante esta descrição e transmiti-a.

De Anónimo a 01.06.2020 às 21:08

Não creio que seja brasão Távora, como disse e muito bem, foram todos picados, e só uma família destruiu muitas por causa de títulos e posição.

Os Távora foram vítimas, com d José I, vítimas, ambos eram família do mesmo sangue. Os Távora vem de um filho de d. Dinis e os Távora foram sempre duques de Aveiro, já vem mencionado na genealógia de Lencastre em França e Inglaterra e não existiu mais nenhuma de ducado de Aveiro.

Apesar de que registos em 1845 colocarem os Mascarenhas como duque, que é falso. Esta família atirou a pedra e escondeu a mão, colocando a intriga em funcionamento, obrigando a criar mentiras e por o marquês do pombal que era originário de Penacova contra os Távora.

Os Mascarenhas que foram traidores a Portugal pelo menos três vezes em atentados à realeza portuguesa, uma no porto, outra em Coimbra e outra em Lisboa.

Sei isto tudo, não por ser Távora, não, mas por ter descoberto o meu 11 avô paterno Philippe II de Espanha ou Philippe IV da Bélgica e austria que nos registos de Espanha mostra a verdade.

É preciso repor a verdade na história e eu irei comprometer fazer a justiça necessária para com a casa de Távora. Existem senhores Távora que apoiam bastardos a duques e esses Távora, serão mesmo expulsos de Portugal no caso de passar mos a monarquia.

Os meus avôs paternos foram imperadores, reis de Portugal e cardeais e possuo em latim. Não trago comigo histórias da carochinha. E para ser rei em Portugal preciso de duas coisas. ADN e sobrenome, mais nada.

Todo o património que a casa Távora teve no passado voltará a tê lo novamente e com juros, as outras famílias que estiveram do lado dos Mascarenhas, todo o património passa para a casa Távora, como já adiantei ao sr. Patriarca da casa Távora.

Cumprimentos

João

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31