Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sábado, 09.12.17

Dia do palhaço

É comemorado a 10 de Dezembro, tendo começado em 1981 no Brasil, na cidade de S. Paulo a homenagem a estes profissionais que ficaram populares através de suas participações em circos.
A palavra palhaço deriva do italiano paglia, que significa palha por ser o material usado para o enchimento de colchões e ser desse tecido a roupa primitiva  dos palhaços, grosso e listado que lhes dava um aspeto cómico ao mesmo tempo que os protegia de quedas bruscas que davam. Clown no séc. XVI, de origem inglesa, vem de clod que significa camponês.
O palhaço pobre ou faz-tudo é ingénuo, lírico, inocente, angelical e sofre sempre com as partidas e maldades do palhaço rico que o ridiculariza, entre os vários papéis de melancólico, romântico, bufão, mendigo (tramp)
Além do circo onde habitualmente trabalha, pode atuar em espaços abertos, teatros ou TV. mas sempre com a tarefa de entreter o público; no circo aparece entre exibições de outros artistas, arrancando gargalhadas ao público em geral e às crianças em particular, com o vestuário exagerado em tamanho e acessórios caraterísticos. Geralmente são exímios executantes  de música. Podemos considerar no cinema mudo, o personagem de  Carlitos, do grande Charlie Chaplin, como alguém divertido, fazendo palhaçadas tão apreciadas no mundo inteiro.
Em Portugal, o mais antigo palhaço foi Emílio Mariani e os mais conhecidos, Kinito, Batatinha e Croquete entre outros.
Muitas vezes denomina-se palhaço, alguém que não leva a vida a sério e faz "habilidades".
 

dia-universal-do-palhaco.jpg

 

rico.pngfaztudo.png

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 12:17


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31