Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sábado, 10.02.18

Forte de Santo António da Barra

Numa notícia recente vi o estado deplorável em que o Forte de Santo António do Estoril, também denominado Forte de Santo António da Barra ou Forte Velho se encontra, demonstrando uma vez mais como o património nacional é tratado, causando-me uma tristeza enorme. 
Localizado em frente ao mar, em São João do Estoril, concelho de Cascais, remonta à época de Filipe II de Espanha que incumbiu o engenheiro militar e arquiteto napolitano frei GiovanniVicenzo Casale, de elaborar um estudo para melhorar o sistema defensivo da barra de Lisboa  sob ameaça de corsários ingleses e holandeses. o autor da traça desta fortificação,
O forte era envolvido por um fosso exterior, com contra-escarpa e estrada coberta. No interior do forte situavam-se os quartéis da tropa, os armazéns e a capela.

Posteriormente, na época da Guerra da Restauração, quando a coroa portuguesa fez ampla reforma das fortificações terrestres e marítimas, sofreu trabalhos de modernização e ampliação. Nas décadas seguintes, diante da perda de sua função estratégica, sofreu um abandono gradual.

Em finais do séc. XIX, já praticamente desativado, nele foi instalado um posto da Guarda Fiscal.
A partir de 1915, as suas instalações passaram a ser utilizadas como campo de férias do Instituto Feminino de Educação e Trabalho de Odivelas
Em meados do séc. XX foram executados serviços de remodelação das instalações, Foi residência sazonal do Presidente do Conselho de Ministros, Dr. António de Oliveira Salazar, que aqui sofreu um acidente doméstico, em Agosto de 1968, episódio que determinaria o seu afastamento do poder.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977.
O espaço funcionou até 2015 como colónia de férias do Instituto de Odivelas, que foi encerrado  desencadeando, assim, a ruína do local. A Câmara Municipal de Cascais pretende instalar ali um centro de investigação ligado ao mar. Para quando, perguntamos?

 

413px-Forte_de_Santo_António_da_Barra,_novembro_2

 

330px-Forte_de_Santo_António_da_Barra,_novembro_2

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 17:27


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728