Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Lembro-me perfeitamente da sensação experimentada naquele dia 6 de Agosto de 1966, quando a ponte Salazar, depois 25 de Abril, foi inaugurada. Foram umas horas largas que passamos com o ouvido colado ao aparelho de rádio, pois naquela altura ainda não havia televisão. O seu arquiteto, Ray M. Boynton, projetou uma obra de engenharia muito arrojada e elogiada na época.
Volvidos 50 anos, e marcando essa efeméride, vai dar-se o arranque do futuro Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7, um projeto turístico e cultural.
O novo Centro permitirá a todos os visitantes uma descoberta única da Ponte 25 de Abril. Através de um elevador, sobe-se a um miradouro panorâmico que será construído à altura do tabuleiro da ponte e que permitirá uma vista inédita e privilegiada sobre a cidade de Lisboa, em particular sobre a zona de Belém e o rio Tejo. Este projeto será implementado no pilar 7 da Ponte 25 de Abril, junto à Avenida da Índia, em Alcântara.
Todos os visitantes podem descobrir um pouco da história do projeto em grandes discos de informação que marcarão presença no chão. Também no piso 0, haverá uma loja, espaço de visita virtual e photobooth.
O edifício de controlo de entradas será dotado com equipamentos de segurança e dará acesso ao maciço central, onde o visitante terá oportunidade de ‘viajar’ ao longo de 300 mil m3 de betão e fará a ligação à sala dos trabalhadores. Aqui, far-se-ão projeções 360º sobre a construção da ponte numa maquete suspensa envolta num ambiente luminoso de água.
Será nesta sala que se fará o acesso ao elevador que levará os visitantes às salas superiores do maciço, nomeadamente à sala de amarração dos cabos de suspensão da ponte e a uma outra sala com o chão e teto em espelhos, onde é criada a sensação de vertigem da escalada vertical da Ponte 25 de Abril.
Por fim, o visitante chegará ao miradouro com vista panorâmica, um dos elementos de atração principal do projeto onde, à semelhança de outras estruturas mundialmente conhecidas, como a Golden Gate Bridge, na Califórnia, Harbour Bridge, em Sydney, ou a Tower Bridge, em Londres, se viverá uma das mais fantásticas experiências, já em 2017, espera-se.