Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sábado, 14.01.17

A lenda do Vinho do Porto

Os apreciadores deste delicioso néctar, em elevado número pelo mundo fora, com certeza desconhecem a lenda que a ele está associado.

Em 1679, um barco com um carregamento de vinho do porto saiu da cidade do Porto com destino a Londres, mas no meio da viagem o barco foi atacado por piratas, o que era habitual na época, e a muito custo navegou para alto mar.

Após uma violenta tempestade, o barco afastou-se muito da sua rota, e o capitão decidiu fundear em S. João da Terra Nova para reabastecer e a tripulação descansar de tantas vicissitudes.
Impossibilitados de prosseguir viagem devido ao rigor do inverno,  só na primavera seguinte se fizeram de novo ao mar. Finalmente, ao chegar a Londres verificaram, com espanto, que a estadia demorada na Terra Nova tinha dado ao vinho um aroma e sabor diferentes e muito agradável.
A partir daí, a companhia proprietária do carregamento passou a enviar por ano, grandes quatidades de vinho para envelhecer na Terra Nova. Surgiu assim este celebrado porto e esta espantosa lenda perpetuada nos rótulos das garrafas.

O  Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas tintas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto, uma região de paisagens imponentes e muito bonitas.

O processo de produção começa com a seleção de várias castas tradicionais, normalmente da região  duriense, com características marcantes que conferem uma identidade singular ao vinho, como o aroma e doçura. A seguir, é adicionada uma quantidade de aguardente vínica, especialmente selecionada. O elevado teor de álcool da aguardente faz com que a fermentação seja interrompida, eliminado todo o tipo de leveduras responsáveis pelo processo de conversão do açúcar em álcool, produzindo um vinho equilibrado e de sabor único, que tão dignamente nos representa.

 

adega.png

VP.pngconj.png

images.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 11:48


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031