Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Segunda-feira, 05.12.16

A melhor companhia

Na II Guerra Mundial, durante o cerco nazista à cidade russa de Stalingrado, atual São Petersburgo,  os habitantes ficaram privados de  alimentos vindos de fora. Na ocasião, as autoridades soviéticas recomendaram o hábito da leitura como forma de fazer "esquecer" a fome.
Ler é ter conhecimentos de História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, etc.

Podemos associar o conceito de leitura ao processo de literacia, numa vertente mais ampla do processo de aquisição das capacidades de leitura e da prática social destas capacidades.

Ler  é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso adquire-se quando passa a exercer a função social da língua, e possibilitam uma perceção do mundo; através da leitura  podem descobrir-se outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser.

As minhas melhores companhias são os livros e a música, nesta etapa da minha vida; quando estou alegre ou mais triste nada me cobram e sempre me acalentam. Não preciso falar para desabafar, apenas preciso abri-los e mergulhar em suas páginas.
Com os livros faço viagens a lugares exóticos, conheço paisagens, encontro pessoas originais que me ensinam coisas novas e nunca vividas por mim.
Ensinam-me novas filosofias de vida deparo-me com situações nas quais me revejo e aprendo sempre. Viajo sem qualquer tipo de preparativos, sem dinheiro, é só pegar num exemplar e entregar-me ao prazer que ele me proporciona. Posso escolher a "companhia", isto é o género de literatura conforme o meu estado de espírito. Com os de amor, recordo os amores vividos, as sensações que tive ao encontrar o amor, aquele príncipe encantado que tanta felicidade me trouxe e que punha  o meu coração a 100.
Vou de um belo jardim com as flores mais bonitas e raras até à selva amazónica onde encontro tribos indias, vivo as situações mais complicadas e impactantes num livro de aventuras, vou ainda ao irreal e ao mágico num livro de ficção e, isto tudo, ao virar de página.

Definir a música  é difícil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, não é fácil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém sons e organiza-os no tempo. 
A música também pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza com vozes, instrumentos musicais e outros, para expressar algo a alguém.

A música leva-me a tempos passados, muito distntes, mesmo à minha juventude, traz-me de novo sensações físicas e emocionais já vividas anteriormente, tanta recordação que volta com a música, intemporal e imortal.
A clássica para estados de alma mais melancólicos, a ligeira para me alegrar e deixar-me relaxada.

 

livro e passaro.pngfolhas.jpg

 

notas.pngpiano.jpgimagesCEYD9HQ9.jpg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 15:30



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031