Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Faz 15 anos que o Banco de Tempo foi criado em Portugal. Neste banco não há juros, nem dinheiro, circula apenas tempo!
Troca-se tempo por tempo e todas as horas têm o mesmo valor, independentemente do serviço trocado.
Os seus membros disponibilizam-se para fazer o que mais gostam e podem solicitar qualquer serviço disponível na sua agência.
As atividades do BDT são muito diversificadas, por exemplo: aulas de culinária, manutenção donas de casa, acompanhamentos de idosos, crianças, efêrmos, cuidados de plantas e animais, empréstimo ou troca de equipamentos variados.
Através das trocas e dos encontros, o Banco de Tempo enriquece o mundo relacional das pessoas que nele participam, tem um papel importante na recuperação, na solidariedade entre vizinhos e no combate à solidão; favorece a colaboração entre pessoas de diferentes gerações, proveniências e condições sociais. Contribui também para o desenvolvimento e partilha de talentos e facilita o acesso a serviços que dificilmente poderiam ser obtidos, dado o seu valor de mercado. O Banco de Tempo suscita questionamentos e incentiva mudanças no modo como os intervenientes vivem; é um sistema de organização de trocas solidárias a nível local, que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços onde a moeda de troca é o tempo, tão precioso para tantos e mal aproveitado por outros.