Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Quando passeamos pela maravilhosa avenida das tílias no Palácio de Cristal, um dos lugares mais significativos da cidade do Porto, deparamos com uma capela chamada Capela Carlos Alberto um memorial romântico, na cidade do Porto. que foi mandada construir em finais da década de 1850, pela princesa Augusta de Montléart, em memória do seu meio-irmão, o Rei do Piemonte-Sardenha, Carlos Alberto. A capela alberga agora culto pela Igreja Luterana de Portugal.
Quando a Itália estava dividida em várias facetas políticas controladas todas elas pelo império Austro-Húngaro, o rei Carlos Alberto quis unificar toda a Itália mas, sem sucesso, teve de se exilar no Porto em 1849 depois de ter sido derrotado pelos austríacos na Batalha de Novara.
Na cidade do Porto, o monarca destronado instalou-se na Hospedaria do Peixe, a funcionar no majestoso Palácio dos Viscondes de Balsemão, na então Praça dos Ferradores, hoje Praça Carlos Alberto. Ali ficou, enquanto não lhe era disponibilizado um local para residir. Acabou por se mudar mais tarde para a Quinta da Macieirinha, onde hoje funciona o Solar do Vinho do Porto e o Museu Romântico. Ali morreu. O seu corpo foi transladado para o Panteão dos Sabóia, em Itália, mas a meia-irmã mandou construir uma capela nos terrenos da quinta fazendo atualmente parte dos jardins do Palácio de Cristal.