Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Esta capela alberga a imagem da Virgem que encimava a Porta das Verdades, uma das portas da Muralha Primitiva, derrubada no século XIX. Está hoje degradada e sempre fechada.
É um templo retangular, sóbrio, que vale pela antiguidade e história a que está ligado.
Pouco depois da demolição da Porta das Verdades, o cónego Domingos Gonçalves Prada, que residia na Rua de D. Hugo (e que então se chamava Rua de Trás da Sé), construiu à sua custa uma capela, no século XIV, para a imagem da Virgem. Durante o Cerco do Porto (1832-34), a capela foi danificada pela artilharia. Acabada a guerra, voltou a ser restaurada, por D. Ângela do Lago Moscoso. A ruína toma de novo conta da capela, até que a Câmara a comprou em 1950, e a mandou restaurar.
O altar foi feito com o aproveitamento de talhas do século XVII possuindo ainda algumas pinturas. No nicho principal abriga-se a imagem de Nossa Senhora das Verdades, anterior ao século XIV.
Finalmente reaberta ao público, após uma intervenção de recuperação, conservação e restauro, a capela sita na estreita e Rua de Dom Hugo é, desde 2018, um ponto de passagem e abrigo para peregrinos e caminhantes do caminho português da costa para Santiago. Aqui instalou a Câmara, sua proprietária, um centro de acolhimento ao peregrino, aproveitando a privilegiada localização desta capela dessacralizada, erigida no século XVII.