Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois de ter estado encerrado durante sete anos, o cinema Batalha que faz parte o meu imaginário de sempre, que frequentava com bastante assiduidade, onde vi tanto cinema, irá reabrir com as funções de Cinemateca com novas salas para exibir filmes e espaços de exposições, de estudo e investigação da cinematografia. Foi inaugurado em 1947, constituído por dois auditórios, dois bares e um restaurante com esplanada, no mesmo local onde antes existia o novo cinema High-Life, criado em 1908, que, por sua vez, vinha substituir outro local o Salão High-Life, criado em 1906 no Jardim da Cordoaria, também com um passado cinematográfico; uma barraca para mostrar “fitas animadas” numa feira que ficava na atual Rotunda da Boavista. Em 1947 foi transformado pelo arquiteto Artur Andrade no cinema Batalha
Fechou em 2000 tendo reaberto ao público em 2006, com diversas valências bar, restaurante, sala de espetáculos , e Sala Bebé com pouco mais de 100 cadeiras.
Em 2012 foi classificado como monumento de interesse público.
Com o Batalha a funcionar novamente, o Rivoli vai libertar-se da área do cinema e dar mais espaço a artes como o teatro ou a dança.
O Batalha foi o primeiro edifício no Porto com uma arquitetura modernista, com um baixo relevo de Américo Soares Braga na sua fachada, alvo de alguma censura.
Uma mais valia para a Invicta na área da cultura.