Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Domingo, 01.01.17

Dia de Reis

 

Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.

 

Para completar a triologia dos festejos desta época do ano, a noite de 5 e madrugada de  6 de Janeiro é conhecida como Noite de Reis.
Nesta data, os católicos veneram os Reis Magos, que a tradição surgida no séc. VIII, converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.
Por esta altura dão-se por terminados os festejos natalícios, desarmando presépios, árvore de natal e demais enfeites inerentes à época.
Na vizinha Espanha o dia de reis tem uma dimensão como o nosso Natal e é nessa noite que são distribuídos os presentes.
As crianças deixam os sapatos na janela com capim, antes de dormir para que os camelos que transportam os reis se alimentem e possam retomar a viagem; em troca, os reis magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o bolo de reis.

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de reis possui grande tradição e é confecionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam cantar as janeiras, cantar os reis ou reisadas, de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidos doces, salgados, vinho etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos reis magos, peças de teatro popular.
No Brasil, a festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as companhias de reis, grupo de músicos e dançarinos que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da folia de reis.

Na França e em Quebec, Canadá, come-se o Galette des Rois (bolo de reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.É também o dia em que se cantam as janeiras. O cântico das janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.

bolo.jpg

sombras.pngdia reis.jpg

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 10:37


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031