Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sábado, 11.02.17

Dia dos Namorados

Os costumes relacionados com este dia estarão relacionados com um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno, deusa da mulher e casamento, e Pan deus da natureza; marcava ainda o início oficial da primavera.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Mas ele desobedeceu continuando a celebrar casamentos. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, por milagre, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus na qual assinava como "seu namorado" ou “de seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, na data de sua morte, 14 de fevereiro, realizava-se um festival, em que um dos rituais era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados aproveitavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta dos amados. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar São Valentim em conjunto com o Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine's Day. Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, depois de Esther Howland  ter vendido cartões do Dia dos Namorados, auferindo com a venda uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX espalhou-se por todo o mundo.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões produzidos em massa.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Quando se festeja este dia e o amor está no ar e se evoca por demais o seu nome, não podemos esquecer os jovens que sofrem, já no período  de namoro que deveria ser de pura paixão e encantamento, de violência em palavras e ações. Que o Amor  com todo o poder de mudar atitudes e comportamentos, possa deixar nos corações apaixonados a sua semente.

 

namorados.pngmãos.jpgdia.png

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 21:12


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728