Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sexta-feira, 17.02.17

Estrada mágica


Quem é de Braga, conhece bem a estrada mágica do Bom Jesus do Monte, nas traseiras do santuário. Trata-se de uma pequena rampa que liga o Parque do Bom Jesus à estrada nacional que nos leva de volta à cidade ou em direção ao Sameiro, mas não é uma estrada igual às outras, pois os carros sobem quando deviam descer e assistimos a expressões de estupefação nas caras dos condutores em particular e de forma geral a toda a gente que por lá passa e põem à prova a “magia" da situação. Imaginem-se a descer uma estrada e, quando põem o pé na embraiagem e deixam o carro em ponto morto, ele descai para a retaguarda, em vez de rolar levemente no sentido para que está virado. É de deixar qualquer um pasmado com tal fenómeno, neste local carismático havendo justificações esotéricas a tal respeito, mas que a crua verdade a que a ciência nos submete de forma constante deita por terra.

Na verdade, há uma explicação física, bastante lógica e até simplista, há uma perceção de inclinação negativa – a ideia de estarmos a descer para uma zona mais baixa – que nos é dada pelo facto da rampa desembocar numa estrada cuja inclinação é bastante acentuada. O que de facto sucede é que a rampa está inclinada positivamente, ou seja, a subir para uma zona onde desemboca com outra estrada com ainda maior inclinação positiva. Como elas estão em paralelo e a inclinação de uma é bem maior que a outra, cria-se a ilusão de que estamos a descer até ao cruzamento, quando na verdade estamos a subir na sua direção.

São duas estradas que estão a descer, esta desce muito mais do que a outra e como a referência é esta, estão ambas a descer, mas com declives diferentes.

Como antiga residente em Braga, vivi e verifiquei in loco esta  mágica experiência.

 

 

ok.pngver.pngAAEAAQAAAAAAAA1iAAAAJGUzY2ExZmQ0LTJmZmUtNDJmMy04Mz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 21:43


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728