Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois de três meses de tratamentos a ferimentos vários, um lobo-ibérico (Canis lupus signatus) macho com dois anos de idade foi devolvido ontem à natureza no Parque Natural de Montesinho.
Tinha sido recolhido a 26 de Dezembro perto dos limites do Parque Natural de Montesinho, na zona do vale do Sabor, e nas proximidades da Auto Estrada A4. Foi levado nesse dia para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Estava muito debilitado, com uma fratura grave no osso úmero do membro esquerdo causado por atropelamento.
Este animal foi devolvido à natureza naquela área protegida, numa acção acompanhada pelo ICNF, pela equipa de médicos do Hospital Veterinário da UTAD e pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Bragança.
O lobo foi equipado com coleira emissora com tecnologia GPS que vai permitir ao ICNF segui-lo e recolher informação sobre a dispersão e readaptação ao meio selvagem.
Há 28 anos que esta é uma espécie protegida em Portugal, desde que a Lei nº90/88, de 13 de Agosto, estabeleceu pela primeira vez as bases para a proteção do lobo-ibérico. Em 2005 foi classificado com o estatuto de Em Perigo (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal).