Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Quinta-feira, 30.03.17

Lojas que resistem ao tempo

No Porto há ainda lojas tradicionais e autênticas, que gozam de boa saúde e que se têm adaptado aos tempos modernos.
Desde 1948, a Casa Crocodilo deve o seu nome ao réptil que dá as boas vindas a partir do teto da loja. Está situada na Rua Cimo de Vila, nas traseiras da Estação de S. Bento, uma zona dedicada a lojas de artigos de pele que, aos poucos vão dando lugar a outro tipo de negócios. São especialistas em solas e couros, produzindo-os e reparando-os e vendem diversos artigos de marroquinaria como carteiras, porta-moedas, cintos, porta-chaves, luvas e as populares pantufas da Serra da Estrela feitas de pele de ovelha, tão confortáveis e quentinhas.
A Escovaria de Belomonte, fundada em 1927, é uma loja/oficina localizada na rua com o mesmo nome, muito perto da confluência da Rua das Flores com o Largo de S. Domingos. Produz e vende escovas de todos os tipos e de usos domésticos e profissionais variados, como roupa, sapatos, cabelo, barba, e uma escova de ourives usada para polir jóias, feita com fios de latão tão finos que consegue ser mais suave que uma escova de bébé. À entrada, encontramos logo uma série de vassouras que, segundo se diz, inspiraram a escritora J.K. Rowling para criar as vassouras, Moontrimmer e Nimbus 2000 da saga Harry Potter.
Na Casa Mousinho, na Rua Mouzinho da Silveira muito perto da Praça do Infante e da Ribeira, começaram, em 1961, a vender tecidos variados e bandeiras, até que se dedicaram em exclusivo a este negócio, de todos os tamanhos, de uma face ou duas, bordadas, estampadas, em cetim ou tecido simples, de todos os países do mundo, de associações, estandartes, bandeirolas, galhardetes, almofadas, bandeirinhas de clubes de futebol. E se não houver o artigo desejado, fazem-no por encomenda.
A Casa Hortícola, faz parte do Mercado do Bolhão situando-se num dos torreões, da Rua Sá da Bandeira. Abriu em 1921, ocupando o espaço que pertencera à Salsicharia Internacional e, no espaço que parece ser de uma joalharia, vende todo o tipo de sementes, bolbos, plantas, flores e produtos para jardinagem. Aqui podemos encontrar sementes de todo o mundo e também os clássicos portugueses do Norte como a penca de Natal ou a couve da Póvoa.
Belos exemplos de que a antiguidade é um posto a respeitar.

 

casa crocodilo

   

   Casa Crocodilo

Vassoureiro

  Escovaria de Belmonte

Casa das Bandeiras

  Casa Mousinho

horticola.jpg

  Casa Hortícola

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 20:11


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031