Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Domingo, 17.03.19

Marionetas

Fantoche, marionete ou marioneta, vem do termo marionnette que na língua francesa significa boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por cordéis manipulados atrás de uma tela, num palco em miniatura. Constitui numa forma de entretenimento para adultos e crianças. As pessoas que os manipulam são titereiros ou marionetistas.  
No ocidente surgiram na Idade Média, em França, como um diminutivo de marion (Maria).
Na Sicília a apresentação de marionetes, faz-se em carroças decoradas representando cenas de poemas românticos franceses, como A Canção de Rolando. Também são apresentados os mesmos contos em teatrinhos de bonecos tradicionais, caracterizados pelas marionetes feitas artesanalmente em madeira. Estes últimos recebem o nome de "Opira dî Pupi" (ópera de bonecos). Estes teatrinhos, bem como a secular tradição siciliana dos "Cantastorî" (contadores de histórias), têm suas raízes nos trovadores provençais, que durante o reinado de Frederico II da Germânia, na primeira metade do século XIII por ali passaram. Palermo é uma cidade que conservou esta tradição.  
A marionete de fios é composta por três elementos estruturais: o boneco ou figura animada, representando um ser humano, animal ou criatura antropomórfica; os fios de comando, que comunicam ao boneco os gestos e ações pretendidas pelo animador; o comando ou cruzeta, destinada à controlar os fios e os movimentos do boneco. Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação (comando ou cruzeta). A sua funcionalidade depende dos s princípios mecânicos e estruturais. É uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.  

marionetes.jpgmais.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 10:13



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31