Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Domingo, 11.02.18

Museu Romântico - Quinta da Macieirinha


Este museu, com uma situação privilegiada, voltada para o Rio Douro e rodeado pelo verde dos belos jardins do Palácio de Cristal, está instalado num prédio do século XIX, enquadrado pelo jardim e por antigos terrenos agrícolas, faz jus ao nome, conferindo-lhe um ar romântico. Instalado na Quinta da Macieirinha, também chamada Quinta do Sacramento, outrora pertença da conhecida família Pinto Basto.
O Museu Romântico inaugurado em 1972, pretende ser a reconstituição do interior de uma casa da burguesia abastada de oitocentos, período tão característico da cidade do Porto. Aqui passou os seus últimos dias, exilado, Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha, que aqui veio a falecer a 28 de Julho de 1849.
Em memória do ex-rei, foram reconstituídas algumas dependências da casa, como a capela, o quarto de dormir e a sala de estar, a partir de aguarelas e litografias da época
O Museu Romântico foi criado para mostrar aspetos do século XIX relacionados com o romantismo portuense. Pouco tempo depois da quinta ter sido entregue à Câmara Municipal, Humberto de Sabóia ofereceu uma réplica dos móveis que tinham servido a Carlos Alberto, seu trisavô. Foi daqui que nasceu a ideia de transformar a Quinta da Macieirinha num museu. Para isso foram refeitos os aposentos do rei e decorados todos os outros espaços da casa, com recurso a revistas, pinturas e a tudo o que desse informação sobre como foi no passado. Também foi adquirido mobiliário português da época, com alguma influência francesa, alemã e inglesa. Mais uma jóia da Invicta que merece uma visita minuciosa.

i

 

casa.png

 

607_2.jpg

 

607_3.jpg

 

607_4.jpg

 

sofas.jpgsala.png

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 10:43


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728