Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sábado, 15.04.17

Pão de ló

O pão de ló também chamado de bolo esponjoso, foi criado pelo cozinheiro genovês Giovani Battista Cabona cuja receita original, levava ovos, açúcar e farinha de trigo sem fermento ou xarope.
Sendo um dos bolos mais tradicionais de Portugal, e como a maioria da doçaria portuguesa, tem origem nos conventos. Diz a tradição que a receita pertencia às freiras do Convento de Coz  que ensinaram as técnicas do seu preparo a uma família de Alfeizerão.
Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna, em homenagem ao rei Fernando VI de Espanha.
Existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca.
Em Inglaterra e noutros países de língua inglesa,  o mais parecido com o nosso bolo é o sponge cake.
Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI, levaram  a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos, o Kasutera.  O fabrico, até ao final daquele século, era artesanal; a massa era batida à mão durante duas horas em alguidares de barro vermelho com uma pá de madeira, e cozido, em formas também de barro forradas com papel de linho branco, em fornos de lenha aquecidos com pinhas ou ramos secos. Para testar a temperatura do forno, era utilizada uma vara comprida, levando na extremidade uma tira de papel de linho branco, devendo permanecer no interior do forno durante o tempo de orar um pai nosso, para invocar uma boa cozedura. Era tradição  que as pessoas da vila fornecessem ovos, açúcar e farinha de trigo, levando para si as claras restantes e pagando o chamado feitio de fabrico. Para o transporte, eram utilizados cestos ou tabuleiros utilizados exclusivamente para esse fim, guarnecidos por panos de linho bordados.
Sejam quais forem as suas origens e fabrico, estará sempre presente na mesa da maioria das famílias. Bom apetite.

ló.png

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 15:57


2 comentários

De Ana Vieira a 15.04.2017 às 16:52

Eu gosto muito de pão-de-ló! :)

De palavrasesentidos a 15.04.2017 às 16:58

eu também, com queijo é muito bom. Boa Páscoa.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30