Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://palavrasesentidos.blogs.sapo.pt



Sexta-feira, 27.01.17

Silva Porto

António Carvalho da Silva foi um pintor português que mais tarde adotou para apelido o nome da sua cidade natal, ficando conhecido por Silva Porto, nasceu a 11 de novembro de 1850 na sua cidade e faleceu em Lisboa a 11 de junho de 1893.

Figura notável da pintura naturalista portuguesa do século XIX, Silva Porto deixou-nos uma obra onde o homem e a natureza se encontram, numa relação marcada pelo sentimentalismo e verdade da vida do campo.
Portugal em meados do século XIX vivia uma grande instabilidade política.  A industrialização tardava em arrancar, não havendo comparações com a Europa e, por isso, o país vivia um irremediável atraso face às novidades vindas do estrangeiro.
Em Paris, entretanto, vivia-se uma rebelião, conduzida pelos pintores de Barbizon, contra o academismo vigente nas artes. Estes artistas reivindicavam uma prática de pintura que  aproximasse o homem à natureza.

Em 1870 António Carvalho da Silva Porto  chegou a Paris para estudar pintura. Desde logo influenciado pelo realismo, começou a pintar ao livre embrenhando-se nas florestas e bosques. Finda a aprendizagem e depois de uma passagem por Itália, onde aproveitou para acentuar o seu interesse pelos motivos folclóricos e os ciclos da natureza, regressaria ao Porto em 1879.
Em Portugal, não existia uma tradição pictórica da paisagem, motivo pelo qual a sua obra representando uma novidade estética foi muito bem recebida.
Nascido e educado num  país que permanecia indeciso entre o desafio do progresso e o conforto da tradição, Silva Porto limitou-se a abraçar a segurança da vida provinciana como o próprio Eça de Queiroz, no fim da sua vida optou pelo mesmo caminho.
Na maioria das suas pinturas reconhecemos, de forma imediata, um comovente amor à gente rústica, aos seus momentos, tarefas ou até à função que ela deteria no contexto da ordem social do século XIX. Silva Porto possuía uma fé infinita na terra e na natureza. Foi o que determinaria a sua vida e obra e que vemos hoje refletida nas telas da sua autoria.

silva porto.png

 

ceifeiras.jpg

rebanho.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por palavrasesentidos às 11:51


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031